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Tecnologia no planejamento da sua empresa

Descubra como incluir a área de tecnologia no seu planejamento empresaria pode melhorar a produtividade e reduzir custos no seu negócio.

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Planejamento em Tecnologia

Você sabe o que é?

Gestão em Tecnologia

A inclusão da tecnologia no planejamento estratégico das empresas é essencial para garantir que ela não seja apenas uma área de suporte, mas sim uma parte integral do negócio com objetivos claros e mensuráveis.

Este artigo visa aprofundar a discussão sobre como integrar a tecnologia de forma eficaz no planejamento estratégico.

Surpresa BNI

Antes de continuar, queremos conhecer você!

Se a sua empresa não inclui o setor de tecnologia em seu planejamento empresarial, não se preocupe, a grande maioria está com você. Ajude a nossa equipe a entender um pouco mais sobre vocês para que possamos prosseguir!

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Histórico recente

Nos anos 90, as empresas passaram por um processo significativo de informatização. Este período foi marcado pela substituição de cartas por e-mails e pranchetas por planilhas eletrônicas. Essas mudanças práticas revolucionaram a forma como as empresas funcionam, aumentando a eficiência e a velocidade das comunicações e processos internos, sendo por si só frutos da utilização da tecnologia no planejamento e evolução de departamentos inteiros.

Tecnologia como área fim

A tecnologia não deve ser vista apenas como uma ferramenta, mas sim como uma área fim com propósito claro para o negócio. Segundo uma pesquisa da Gartner, os gastos mundiais com TI devem crescer 9,3% em 2025. Este aumento reflete a importância crescente da tecnologia na redução de custos e ganho de produtividade. Empresas que conseguem integrar a tecnologia de forma estratégica em seus processos de trabalho conseguem, também, obter vantagens competitivas significativas.

Como implantar mudanças

Para evitar disrupções destrutivas, é crucial incluir as áreas fim no planejamento de tecnologia. Escutar os usuários e trabalhar com eles para a evolução de processos é fundamental. Um exemplo histórico relevante é a implantação de caixas eletrônicos no Brasil nos anos 80, que apesar de ser benéfica para bancos e bancários, gerou grandes revoltas devido à falta de planejamento e comunicação adequada.

Para evitar situações como esta, aprofundar-se nas necessidades dos usuários do seu negócio e planejar junto às áreas impactadas a implantação de novos recursos e processos que envolvem tecnologia é fundamental: discuta, organize, faça com que os usuários se sintam ouvidos e abraçados no processo de mudança, assim você enfrentará uma menor resistência quando as novidades os alcançarem.

Como planejar com TI?

É comum nas empresas os gestores atacarem os sintomas, e não o problema. Situações como internet não funcionar, computadores lentos e trocas de sistemas sem planejamento são claros sintomas de falta de gestão em TI.

Para um planejamento eficaz, é necessário:

  • Capacitação específica: Treinar a equipe para lidar com novas tecnologias diminuirá a frustração dos usuários e os preparará para os novos desafios propostos no seu planejamento.
  • Melhor infraestrutura: Investir em equipamentos, sejam terminais ou infraestrutura de trabalho que esteja adequada para os funcionários e as entregas esperadas da equipe fará com que ela seja mais produtiva.
  • Softwares relevantes: Utilizar ferramentas que realmente atendam às necessidades do negócio faz com que usuários percam menos tempo tentando adaptar seu trabalho às ferramentas disponíveis.
  • Mitigação de riscos: Planejar para evitar problemas futuros é uma forma de evitar riscos. Se encaixam nesse perfil manutenções preventivas, adequação legal e mesmo treinamentos para garantir que os usuários do seu negócio entendem o que precisam, e como precisam, fazer.

Incluindo a TI no seu planejamento

Para incluir a TI no planejamento estratégico, é essencial preparar a equipe, entender os gargalos da operação e as dificuldades enfrentadas. Aproveitar melhor o conhecimento da equipe e ser mais assertivo nas implantações de processos ajuda a mitigar riscos e controlar problemas.

A TI deve ser vista como um parceiro estratégico, capaz de contribuir para o alcance dos objetivos empresariais, não como uma área a ser demandada por setores como RH e Comercial, mas sim como um ativo importante para garantir que as equipes tenham as melhores ferramentas disponíveis para poder alcançar os objetivos estratégicos propostos por você e sua equipe de liderança.

Bônus: dica prática

Como você faz ao lançar um produto para o público externo, envolva a tecnologia e o time interno na escuta ativa de desejos e necessidades, se aprofunde em entender quais são os maiores problemas que enfrentam no dia a dia e vai perceber que pequenas melhorias podem significar um grande ganho de desempenho para o seu time.

Se você ainda não tem um departamento de TI ou acredita que o seu pode aproveitar de ajuda, fale com a Bits, nossa especialidade é ajudar negócios como o seu a alcançarem os resultados que precisam, com segurança e efetividade.

Implantação assistida

Conte com a equipe da Bits para incorporar a ferramenta de trabalho mais adequada à sua empresa, com implantação consultiva, treinamentos e suporte especializado, fazendo da sua escolha a melhor alternativa para o seu negócio.

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Este comparativo foi desenvolvido de forma autônoma e independente pela equipe da Bits em 23/11/2024, podendo sofrer ajustes e alterações sem prévio aviso.

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