Criar uma Senha Segura

Para mitigar o risco de acesso não desejado aos sistemas que você utiliza, confira as dicas nesta publicação.

Com a grande digitalização de serviços, é difícil encontrar hoje uma plataforma em que você não tenha que utilizar um usuário (geralmente sua conta de e-mail) e senha, e nós aqui na Bits sabemos que é muito difícil seguir todas as regras de segurança indicadas por especialistas para se proteger neste mundo 100% conectado, mas com as dicas desta publicação você vai ver como é simples utilizar recursos inteligentes para fazer isso por você. Acompanhe a seguir!


Porque utilizar uma senha segura?

Atualmente, com o grande volume de informações trocadas na internet, é natural ouvir sobre uma invasão ou vazamento de dados de um determinado banco ou serviço. Grandes empresas são alvo de ataques e iniciativas maliciosas, levando ao comprometimento de informações de contato e acesso de clientes e usuários de serviços como redes sociais, e-mails, bancos e outras instituições.

Desta forma, mesmo que você tenha cuidado em não compartilhar seus dados de acesso com outras pessoas, é possível que suas informações sejam vazadas na internet, e é uma responsabilidade de todas tomar medidas para prevenir acesso não devido aos sistemas que utilizamos.

Para se proteger de estar comprometido com uma situação assim, busque seguir as dicas abaixo e proteja-se de acessos não desejados nos seus serviços eletrônicos.

Dicas para uma senha segura

Nomes próprios

Uma forma muito comum de senhas de baixa complexidade é a utilização de nomes de familiares próximos, como mãe, pai, filhos, cônjuges, etc. Ao evitar utilizar os nomes de pessoas próximas a você, está dificultando aos invasores conseguirem identificar sua senha e utilizar serviços que não deveriam ter acesso. Nesta categoria, também entram nomes de animais de estimação.

Datas importantes

Não utilize datas importantes para você em suas senhas, essa também é umas das primeiras opções que invasores vão utilizar para tentar identificar sua senha. Assim, evite colocar números que estejam associados à data do seu casamento, seu aniversário, aniversário dos seus filhos, etc.

Objetos/coisas muito características de seu interesse

Uma breve pesquisa nas redes sociais pode ajudar a identificar pontos de interesse sobre pessoas, como um esporte favorito, time de futebol do coração, um carro dos sonhos, uma cidade que você sempre quis visitar/morar. Para evitar que invasores possam descobrir sua senha de forma fácil, não use suas paixões na criação de suas senhas.

Outros serviços na internet

Como apontado acima, ainda que você esteja utilizando uma senha segura, se algum serviço que voc6e utiliza for comprometido, como redes sociais, site de notícias, portal bancário, conta de streaming de vídeo, etc, é possível que invasores possam tentar utilizar sua senha em outros serviços que você utiliza.

Ex.: se você usa a mesma senha em um aplicativo de compartilhamento de fotos, que sofreu um ataque e teve suas informações vazadas, qualquer outra conta que você utiliza com a mesma senha está comprometida, seja ela e-mail, sistema do trabalho, sistema de EAD, etc.

Usando uma Senha Segura

Evite utilizar em sua senha: nome de familiares próximos (mãe, pai, filhos, cônjuges, etc), datas comemorativas (aniversários, casamentos, etc), nomes de animais de estimação ou veículos próprios/cidades favoritas e, por fim, não repita senhas utilizadas em outros sistemas (como seu e-mail particular ou de redes sociais).

Sabemos que este último passo talvez seja o mais complicado, Cuidar de vários serviços com senhas individuais pode parecer uma tarefa impossível, mas com a próxima seção, “Gerenciadores de Senhas” vão ajudar você a fazer isso de forma simples e rápida, sem preocupações.

Não adianta você achar que porque adicionou um “*” no final da sua senha padrão, ou trocou o último número de “8” para “9” essa é uma senha diferente e, portanto, segura. Uma senha segura deve conter:

  • Caracteres especiais
  • Números (não sequenciais)
  • Letras maiúsculas
  • Letras minúsculas

Gerenciadores de senhas

Como falamos no tópico anterior, criar e lembrar de senhas únicas e que atendem aos requisitos de segurança de cada serviço pode parecer uma tarefa impossível, e se você tentar fazer isso de forma independente, certamente vai ter dificuldades, mas é para isso que existem os gerenciadores de senhas.

O trabalho de um gerenciador de senhas é fazer com que você tenha acesso aos seus serviços sem precisar saber suas senhas, é uma preocupação a menos no seu dia a dia. A maior parte dos serviços de gerenciamento de senhas tem um aplicativo ou uma extensão de navegador que identifica o app ou serviço que você está tentando acessar e preenche para você os dados necessários, como usuário e senha, automaticamente.

Um bom gerenciador de senhas, além de guardar com segurança bem, suas senhas, pode oferecer uma série de benefícios, como:

  • Armazenar outras informações como cartão de dados de crédito e notas seguras
  • Informar você sobre vazamento de dados de algum dos serviços que você utiliza e solicitar que você substitua suas credenciais de acesso
  • Cria senhas seguras para que você não tenha que pensar em todos os critérios necessários
  • Sincroniza seus dados de forma segura entre diferentes dispositivos, como celular e computador

De forma a proporcionar mais transparência e vigilância constante da comunidade de segurança, aqui na Bits nós preferimos utilizar soluções open-source, isto é, de código aberto, como TeamPass, BitWarden e KeePass. A que usamos no nosso dia a dia é BitWarden.

Para adotar um serviço destes, você não precisa migrar todas as suas contas de uma única vez, basta criar sua conta e instalar o app ou extensão do navegador e, à medida que você utiliza seus serviços, o próprio aplicativo vai sugerir guardar as senhas que você utiliza em cada site, assim, com algum tempo, você passará a ter todas as suas senhas geridas em uma plataforma inteligente e segura.

Atualize suas senhas regularmente

Para manter suas contas seguras e garantir o máximo de proteção nos serviços que você utiliza, troque suas senhas regularmente, assim, mesmo que ela seja comprometida, você consegue diminuir o risco de alguém poder explorar essa vulnerabilidade por muito tempo.

Se decidir adotar um gerenciador de senhas, como explicamos logo acima, é ideal que, ao incluir um serviço no seu cofre pessoal, você troque a senha por uma gerada de forma aleatória pelo serviço, assim você evita guardar uma credencial que pode ter sido comprometida.


Gostou das nossas dicas? Aqui na Bits nós levamos infraestrutura e segurança muito a sério, e podemos aplicar muito mais recursos para fazer com que a sua empresa esteja blindada contra acessos indesejados. Marque uma conversa, sem compromisso, vamos conversar e entender como as soluções da Bits podem tornar o seu negócio mais seguro ainda hoje.

Fale com a Bits!

WhatsApp

Para falar com a nossa equipe, você pode usar o WhatsApp, vamos começar?

Se preferir, use o formulário a seguir para enviar uma mensagem, nossa equipe retornará em breve.