Configurando seu VoIP

Voz pelo IP, do inglês "Voice over IP", é um recurso moderno de comunicação que permite a você levar o seu telefone corporativo para qualquer dispositivo, em qualquer lugar do mundo. Aprenda como configurar no seu dispositivo!

Com internet móvel amplamente disponível, fica cada vez mais difícil fazer com que empresas mantenham sua estrutura de telefonia fixada em um único local. Atualmente, com o aumento de vagas em trabalho remoto e recursos de comunicação integrados, utilizar sua telefonia em VoIP dá liberdade para que suas equipes possam produzir mais e melhor, de onde estiverem.

Nos guias a seguir, vamos mostrar como você pode configurar um ramal digital oferecido pela Bits para funcionar em seu celular (Android ou iOS) e no seu computador. Se preferir, pode pular diretamente para a seção que mais lhe convém:


Configuração Geral

Existem vários outros sistemas que podem ser utilizados no seu aparelho Android, então se a sua empresa já utiliza outra plataforma que não uma das listadas aqui, não se preocupe, basta seguir os passos básicos abaixo e você conseguira configurar seu aparelho com um ramal de VoIP:

  1. Usuário (Username), insira seu ramal. Ele geralmente leva um termo relacionado à empresa, seguido de um número. Consulte o suporte da Bits para poder identificar sua lista de ramais disponíveis.
    Ex.: bitsti-201
  2. Senha (Password), insira a identificação compartilhada pela equipe da Bits. Cada ramal possui uma senha individual, e atenção: utilizar a senha errada irá bloquear o seu dispositivo para o uso do ramal!
  3. Domínio, Domínio SIP ou Servidor SIP (Domain, SIP Domain ou SIP Server), digite “ipbx.clickfone.com.br”
  4. Se houver necessidade de identificar o tipo de Transporte, Protocolo ou Porta (Transport, Protocol ou Port), escolha a opção UDP.

Se você não tem certeza sobre qual a sua versão ou se precisa de ajuda com esta configuração, agende um horário com um de nossos consultores pelo telefone ou WhatsApp: além de ajudar você com seu VoIP, podemos resolver qualquer outro problema na sua infraestrutura de tecnologia.

Android

Existem diversas opções de sistemas para utilização de VoIP com seu dispositivo Android, com diferentes recursos e maior ou menor grau de complexidade nas configurações. Abaixo estão opções gratuitas e testadas pela Bits:

iOS (Aparelhos Apple)

Existem inúmeras opções de aplicações para o seu dispositovo iPhone ou iPad, co multiplos recursos e maior ou menor grau de granulidade nas configurações de voz. Aqui, listamos algumas opções gratuitas que já foram testadas e homologadas pela Bits:

Computadores (Sistema Windows)

Para começar, vamos precisar instalar um aplicativo que possa fazer fazer o recebimento de chamadas no seu computador com sistema operacional Windows. Na lista abaixo, selecionamos opções de código aberto testadas e validadas pela equipe da Bits.

É possível utilizar estes aplicativos com versões do Windows XP ou mais recentes, mas é sempre recomendado utilizar a versão mais atual do sistema operacional com todos os recursos de segurança instalados.

Operações básicas no VoIP

Na utilização do VoIP, você pode executar operações básicas com recursos como transferência entre ramais, ligações interurbanas e várias outras opções úteis para o diário da sua empresa. Aqui está uma lista resumida para facilitar seu acesso e consulta no futuro.

Ligações locais

Para realizar chamadas em ligações locais, é sempre considerado o DDD matriz, ou seja, o da origem do seu número de telefone. Se o seu telefone é DDD 61, então as chamadas para este DDD são consideradas locais, mesmo que o operador utilizando o ramal esteja baseado em outro estado.

Uma ligação local pode ser realizada discando:

  • Telefone fixo: 4042-8274
  • Telefone celular: 99999-0000

Ligações Interurbanas

Para realizar chamadas para outros DDDs, é necessário utilizar o caractere 0 antes do DDD, ele é responsável por buscar telefones que não estão na sua região de operação:

  • Telefone fixo: 062 4042-8274
  • Telefone celular: 062 99999-0000

Puxar ligações (Forçar recebimento)

Se estiver trabalhando em um mesmo ambiente com outras pessoas, é possível forçar uma chamada ativa a ser direcionada para o seu ramal. Isso é bastante útil quando estiver em um escritório e seu colega não estiver na sua mesa, ao ouvir uma chamada tocando, você pode realizar o atendimento desta forma.

Esta operação é possível apenas dentro do mesmo número de ramais e, para realizar o procedimento, basta digitar o seguinte código: * + 8 + #.

Transferir ligações entre ramais

Para encaminhar uma chamada para outro ramal/departamento, é possível digitar um código simples no teclado numérico e iniciar o procedimento. Ao fazer isso, você será capaz de conversar com a pessoa responsável pelo ramal de destino antes de finalizar a transferência, colocando o cliente e seu colega de trabalho em contato, assim é possível introduzir o assunto antes de enviar o cliente para o novo contato.

Transferência assistida

Esta operação pode ser realizada por meio do código * + 2 + [RAMAL DE DESTINO] + #, substituindo-se o trecho [RAMAL DE DESTINO] pelo número do ramal desejado.

Ex.: Se o cliente está sendo atendido pelo departamento financeiro (ramal 201) e deseja falar com o departamento comercial (ramal 202), o operador no departamento financeiro pode discar * + 2 + 202 + #, falar com o responsável pelo ramal e ai sim desligar sua pontas da chamada, de forma que o cliente tenha sido corretamente recebido pelo ramal de destino.

Transferência às cegas

Funciona de forma semelhante à transferência assistida, tendo como variação o fato de que não é possível falar com a área destino antes de realizar a transferência do contato. O código para compartilhamento é # + 1 + [RAMAL DE DESTINO] + #.

Escuta de ligações

Como recurso de controle de qualidade, para ramais habilitados (com em call centers ou outros centros de atendimento), é possível escutar em tempo real uma chamada em andamento. Este recurso é disponibilizado como uma forma de permitir que supervisores e gestores possam interagir em processos de venda ou atendimento de forma passiva, validando a qualidade do atendimento e possibilitando treinamentos e outros processos a serem realizados utilizando telefonia.

Para realizar uma escuta de chamada é necessário que o recurso esteja habilitado na sua central, você pode solicitar esta assistência com o time de suporte técnico da Bits TI. Feito isso, basta digitar o seguinte comando: * + 55 + [RAMAL DO DESTINO], substituindo-se o trecho [RAMAL DE DESTINO] pelo número do ramal desejado.


Se você quer saber mais sobre as ofertas de telefonia digital e serviços da Bits, pode chamar a gente aqui pelo WhatsApp, vamos encontrar a solução na medida certa para o seu negócio.

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