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5 dicas para melhorar o chat em grupo no seu trabalho

Entenda como uma ferramenta adequada de comunicação digital para o seu time pode ajudar a sua equipe a ser mais produtiva.

Não há dúvidas de que o chat em grupo transformou a maneira como trabalhamos. Não precisamos mais agendar chamadas presenciais ou em conferencia para obter respostas rápidas às perguntas, divulgar informações ou debater ideias. Em vez disso, podemos fazer tudo por meio de um chat em equipe, o qual todos podem ver, e responder, em tempo real.

Atualmente, a maioria das organizações tem algum tipo de aplicativo de chat em grupo, mas se você estiver usando o seu apenas para conversar com seus colegas sobre algum projeto (ou sobre seus planos para almoço), estará perdendo ótimos recursos que podem ajudar você a ser mais produtivo e ter interações mais relevantes, mesmo que sua equipe esteja espalhada pelo mundo.

Para conseguir mais resultados de seu próximo chat em grupo, procure um serviço que proporcione acesso a uma ampla variedade de recursos ou suplementos, como:

  1. Colaboração de arquivo:
    Algumas ferramentas de chat permitem que você abra seus arquivos e trabalhe neles junto com outras pessoas em tempo real. Esse recurso útil ajuda a garantir que todas as ideias, mudanças e atualizações sejam incorporadas, além de dar a todas as pessoas no chat em equipe a oportunidade de revisar os documentos e aprová-los rapidamente. Obviamente, se alguém precisar de mais tempo, poderá baixar o arquivo, fazer as edições ou comentários, depois carregá-lo de volta no chat. Assim, toda comunicação sobre um arquivo ficará em um só local, facilitando e otimizando o trabalho remoto.
  2. Acesso aos aplicativos:
    Cada vez mais, usamos aplicativos para tratar de projetos, tanto no escritório quanto remotamente. Portanto, faz todo sentido escolher um aplicativo de chat em grupo que também seja integrado a esses outros aplicativos. Por exemplo, se você usar um aplicativo de repositório de arquivos ou de biblioteca que permita o armazenamento e organização de todos os seus documentos, imagens, áudio e vídeo de um projeto em um só local, escolha um serviço de chat em grupo que permita o acesso a esse aplicativo diretamente do chat. Com a capacidade de mostrar documentos dentro da janela do seu chat, será mais fácil discutir sobre eles.
  3. Histórico do chat:
    Aplicativos de chat em equipe que permitem a visualização de todo o histórico facilitam o registro das minutas da reunião, a documentação de solicitações ou mudanças em um arquivo e a análise em termos gerais de quem colaborou com a conversa. Assim, se alguém na discussão precisar de esclarecimentos, é só dar um clique. Além disso, se algum membro da equipe não conseguir participar do chat, bastará revisar o histórico do chat para se atualizar.
  4. Chamada em grupo:
    Para aqueles momentos em que for importante conversar, e ver os participantes do chat ao vivo (não apenas suas áreas de trabalho ou documentos), procure um aplicativo de chat em grupo que seja integrado ao seu aplicativo de chat em vídeo favorito. Assim, todos podem entrar em uma videoconferência diretamente do chat em grupo.
  5. Agendador de reunião e webinar:
    Para gerentes de projeto ou qualquer pessoa que precise agendar reuniões e webinars, ter acesso a um aplicativo agendador de reuniões pode facilitar o planejamento de chats, chamadas, mensagem instantânea e reuniões presenciais.  A capacidade de ver todos os calendários de sua equipe em um local, quer seja em um chat ao vivo ou não, facilita o planejamento de discussões de acompanhamento.

Os aplicativos de chat em equipe permitem que você se conecte com seus colegas de trabalho, quer eles estejam no mesmo edifício ou do outro lado do mundo. E com a capacidade de usar recursos integrados, como colaboração em documentos, e acrescentar seus aplicativos preferidos, como serviços de chamada em grupo, eles podem se tornar ainda mais úteis. Apenas escolha seu aplicativo de chat em grupo com sabedoria, e prefira um de uma empresa com um histórico comprovado e comprometimento com o futuro. Afinal, provavelmente você não quer apresentar um novo aplicativo de chat todo ano à sua equipe, então escolha um que chegue para ficar.

Esta publicação foi originalmente publicada no Blog da Microsoft. Consulte o original aqui.

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